0EAfA3r87U

Vitamina C – conheça a sua importância para o corpo humano

 

Por não ser produzida pelo corpo humano, a vitamina C deve estar sempre presente na alimentação de todos nós. Esta vitamina participa de uma série de processos orgânicos essenciais para que o corpo permaneça em equilíbrio. A quantidade ideal de vitamina C no organismo varia de acordo com sexo e idade do indivíduo – para mulheres adultas, 75mg diárias são suficiente; para homens adultos, recomenda-se o mínimo de 90mg.

A falta de vitamina C é rara, geralmente relacionada a casos de subnutrição ou de dieta extremamente pobre e inadequada. A deficiência desta vitamina se manifesta em forma de anemia progressiva, fraqueza muscular, pele muito seca e cabelos quebradiços. Além disso, sua carência é causa de escorbuto – uma doença grave que provoca sangramento na gengiva, dores musculares, inchaço e feridas que não cicatrizam. Para ficar longe desses problemas, invista no consumo das mais completas fontes de vitamina C: laranja, limão, kiwi, manga, abacaxi, brócolis, couve-flor.

Que tal conhecer mais sobre a importância da vitamina C para o organismo? Os benefícios vão além do que se imagina:

EFEITO ANTIOXIDANTE

Os alimentos ricos em vitamina C tem poderoso efeito antioxidante, que atua no sentido de anular a ação nociva dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos pelo próprio corpo e, quando em excesso, podem danificar diversas estruturas corporais – são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, como o Alzheimer ou o câncer. Uma dieta com bom fornecimento de vitamina C te ajuda a ficar afastado desses riscos.

SAÚDE DO CORAÇÃO

Para quem já tem problemas de ordem cardiovascular, quem tem histórico destas patologias na família ou quem apenas quer fazer a manutenção da saúde cardiovascular para permanecer livre desses problemas: a vitamina C é altamente indicada em todos estes casos. Novamente, por conta de sua ação antioxidante, que atua no combate ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. A desobstrução das artérias ajuda no tratamento de quadros de hipertensão, bem como evita o acontecimento de infartos ou AVCs.

REGULA O METABOLISMO

O metabolismo é o conjunto de transformações pelas quais as substâncias passam dentro de um organismo vivo até que sejam convertidas em energia. A ação da vitamina C no metabolismo se dá no auxílio à absorção de ferro, servindo como um “remédio alimentar” para quem possui anemia. Também atua no controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo de extrema importância para pessoas com diabetes. Além disso, manter níveis baixos de açúcar no sangue colabora para a perda de peso, por duas razões: estimula a queima das gorduras já existentes para obtenção de energia, bem como reduz a produção de insulina no corpo (hormônio que favorece o acúmulo de gorduras corporais).

FORTALECE IMUNIDADE

Que tal contar com a proteção natural do corpo para passar longe das doenças virais e bacterianas? A vitamina C te ajuda nessa missão! O consumo diário da vitamina proporciona – a médio e longo prazo – o fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano, diminuindo a propensão a infecções por agentes externos. Mas vale lembrar: a vitamina C não faz milagres! De nada adianta tomar uma superdosagem diante dos primeiros sintomas de gripe. Para usufruir de suas propriedades protetoras, o consumo deve ser regulado e frequente.

SAÚDE DOS OLHOS

O acúmulo de radicais livres no corpo tende a atacar os olhos, por serem estruturas frágeis e que ficam constantemente expostas à luz. Mais uma vez, a ação antioxidante da vitamina C mostra seu poder – em relação à saúde ocular, sua principal função é na prevenção contra catarata.

COMBATE O ESTRESSE

Sabia que a vitamina C também pode ajudar a trazer mais relaxamento para o corpo? Estudos indicam que uma dosagem suficiente de vitamina C no corpo ajuda a diminuir os níveis de produção de cortisol – o hormônio relacionado ao estresse e a situações de perigo. É claro que eventos estressantes continuarão a estimular a liberação do hormônio – mas nos organismos onde não houver deficiência desta vitamina, os efeitos colaterais físicos (como dor de cabeça ou tensão muscular) serão bem mais brandos.

PELE, CABELO E UNHAS

Além de todas as funções metabólicas e de proteção do corpo, a vitamina C ainda traz benefícios estéticos! Por estimular a produção de colágeno, a vitamina C é protagonista na função de retardar o envelhecimento precoce e a formação de rugas, deixando a pele sempre macia e com aspecto saudável. A vitamina t