10101010

Condimentos e ervas que fazem bem à saúde

Que a natureza nos fornece uma série de verdadeiros remédios naturais, isso todo mundo já sabe. A boa alimentação, por si só, é uma das formas mais eficazes de fornecer ao corpo tudo o que precisa para funcionar bem, mantê-lo protegido contra doenças e outras ameaças externas e ainda serve como tratamento para pequenas enfermidades que possam vir a prejudicar a saúde.

Mas não são só os legumes e vegetais que são capazes de auxiliar na manutenção das funções corporais – os condimentos, além de adicionarem sabores especiais às refeições, também são ricos em propriedades que ajudam aliviar pequenos males e indisposições. E não se pode esquecer dos poderes das ervas aromáticas, que são usadas tanto para chás quanto para temperos e atuam na proteção e revitalização do organismo.

Conheça agora os condimentos e ervas que mais oferecem benefícios para seu corpo e incorpore estes sabores ainda hoje na sua dieta. Procure consumi-los frescos:

ALECRIM

Perfeito para dar aquele toque especial em assados de batata e peixe, este condimento original do Mediterrâneo atua diretamente na flora intestinal (ajuda a reduzir os gases e a combater a diarreia), tem ação antioxidante (evita a formação de radicais livres no organismo), antisséptica e anti-inflamatória. De quebra, o alecrim ainda provoca efeito adstringente na pele e reduz os desconfortos provenientes da tensão pré-menstrual (TPM).

ALHO

Presença marcada no tempero das mais variadas receitas salgadas, o alho é delicioso e cheio de propriedades medicinais: funciona como um verdadeiro antibiótico natural, além de ser um potente anti-inflamatório e antifúngico (recomendado para tratamento de micoses em geral). Também faz maravilhas pelo trato respiratório, aliviando tosse, bronquites e descongestionando as vias nasais. Para desfrutar de tantos benefícios, recomenda-se o consumo de 2 dentes de alho crus por dia.

HORTELÃ

Seja em forma de chá, integrando sobremesas, nas saladas, sucos e até mesmo em sopas, a hortelã tem inúmeras propriedades que vão além de seu cheiro maravilhoso. Para quem sofre com problemas respiratórios, seu consumo é obrigatório: a hortelã tem ação broncodilatadora e expectorante, tratando quadros de bronquite e prevenindo quadros de sinusite. Quem se incomoda com indigestão, também pode apostar na hortelã – ajuda no processamento das gorduras e aumenta o fluxo da bile, além de combater inflamações no tubo digestivo e tratar quadros de síndrome do cólon irritável. Como se não fosse suficiente, a hortelã ainda é especialista em deixar o hálito fresco e é a melhor amiga das mulheres na menopausa, pois diminui a incidência dos “calores internos” característicos deste período.

PIMENTAS

Lembra do ditado “tudo o que arde, cura”? A pimenta está aqui pra confirmar a sabedoria popular: em suas mais variadas formas, a pimenta contém capsaicina em sua composição, substância que tem poderoso efeito analgésico. Seu consumo também desperta efeitos descongestionantes e vasodilatadores, além de ser ótima fonte de vitaminas A e C – sendo assim, a pimenta é eficaz no tratamento e na prevenção de gripes e resfriados.

CAMOMILA

O chá mais famoso de todos é verdadeiramente um remédio natural. Além de seu potencial calmante, a camomila ainda oferece ao corpo ação analgésica, sedativa, diurética, anti-inflamatória e antialérgica.

TOMILHO

Mais um sabor característico da culinária mediterrânea, o tomilho acrescenta um sabor especial a ensopados e carnes, ao mesmo tempo em que faz maravilhas pelo corpo: tem potente efeito antifúngico, sendo altamente recomendado para tratamento de candidíase e outras micoses; causa alívio das dores musculares, sendo benéfico para quem se incomoda com os sintomas da artrite; é diurético, colaborando para eliminação das impurezas do corpo e ainda atua como bom anti-inflamatório.

ERVA-DOCE

Bastante utilizada para chás e para tempero de peixes, a erva-doce é um excelente remédio para o trato digestivo: mastigar algumas sementes logo após as refeições acalma o estômago e facilita o processo de digestão.

MANJERICÃO

Toque especial para os pratos à base de tomate ou molho vermelho, o manjericão é muito mais do que uma folhinha de aroma inconfundível. Seu efeito analgésico alivia dores musculares e cólicas menstruais, e ainda atua no trato digestivo diminuindo a formação de gases e facilitando o processamento dos alimentos.

COMINHO

Sabor característico da América Latina, o cominho tem importante função cicatrizadora, acelerando a regeneração de tecidos danificados. Também atua no alívio das náuseas, enjoos e facilita o processo digestivo.

CAPIM-LIMÃO

Seja no chá, na sala ou no tempero de aves, o capim-limão tem propriedade antidepressiva, antibacteriana, ajuda a baixar a temperatura em casos de febre e também combate a anemia. Seu chá ainda facilita a digestão, indica-se o consumo após as refeições.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>